25 de setembro de 2014

Tendências Capilares: Low Poo e No Poo


Hoje vou falar sobre as duas técnicas capilares que conheço desde a época de Orkut! Eu frequentava duas comunidades desta rede que eram "Cabelos Cacheados" e "No/Low Poo" que iniciaram a discussão na Internet sobre as técnicas, após a Lorraine Massey, diva Cacheada e fundadora da Marca Deva Curl, divulgar que alguns componentes presentes em nossos shampoos e condicionadores são super agressivos pros fios a logo prazo, por isso desenvolveu uma linha para cabelos cacheados seguindo as técnicas No/Low Poo. Na maioria dos shampoos encontra-se Sulfatos, em geral o Sodium Laureth Sulfate (há outros tipos de sulfato) enquanto nos condicionadores e máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução encontram-se silicones insolúveis (proibido apenas pra No Poo) e petrolatos. Lorraine verificou que o sulfato é realmente muito agressivo para os cabelos cacheados, principalmente, pois os fios são em formato diferente dos cabelos lisos e tendem naturalmente ao ressecamento. Enquanto os silicones se alojam no cabelo e precisam de algum agente limpante para não se acumularem nos fios.

Essa técnica está sendo aderida por número crescente de pessoas, quem embarca nessa proposta geralmente não volta atrás, fazendo com que várias empresas invistam em produtos liberados!

No nosso blog, atualmente eu e Nati aderimos à Técnica Low Poo e estamos tentando fazer a cabeça da Suka e Kell para aderirem também!! Vamos ver se iremos conseguir com a ajuda deste post explicativo seduzi-las para isso... hehe!

Vamos explicar um pouco melhor....




No Poo: Quem faz No Poo abandonou de vez todo e qualquer tipo de shampoo, mesmo os shampoos sem sulfato na composição. As lavagens do cabelo todo, incluindo o couro cabeludo são feitas através de Co-Wash, que é a lavagem do cabelo com Condicionador. Mas ATENÇÃO! Co-wash sempre é feito com condicionador livre de qualquer tipo de silicone (não usa nem mesmo os solúveis em água permitido para outros produtos que não são aplicados no couro cabeludo), para não se acumular nos fios e no cabelo. O ideal é realizar uma higienização periódica através de bicarbonato de sódio, vinagre, esfoliação de limão com açúcar, argilas etc no couro cabeludo. Um tipo de produto muito utilizado para co-wash é o Yamasterol amarelo, que tem o preço super em conta, hidrata bem os cabelos e tem todos requisitos em sua composição livres inclusive de qualquer tipo de silicone.


Para ser adepto da técnica, os shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento ou qualquer outro produto devem ser necessariamente livres de sulfatos, silicones insolúveis e petrolatos que são óleo mineral, parafina líquida, petrolatum dentre outros.


Low Poo: Das duas é a técnica menos radical. Engloba todos os produtos liberados para No Poo e permite higienizações utilizando shampoos sem sulfato na composição, tentando reduzir o uso semanal deste e intercalando as lavagens com co-wash. Permite também todo tipo de silicone nos produtos, seja ele solúvel ou insolúvel pois os agentes limpantes dos shampoos sem sulfato são suficiente para retirá-los dos fios, evitando acúmulo que desgasta os fios.

Para ser adepto da técnica, os shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento ou qualquer outro produto devem ser necessariamente livres de sulfato e petrolatos que são óleo mineral, parafina líquida, petrolatum dentre outros.

Exemplos de shampoos sem sulfato e liberados para Low Poo:



  

Exemplos de condicionadores liberados para Low Poo:






Obs: Há um certo tempo atrás, os parabenos também eram considerados proibidos para as duas técnicas. Ainda há uma discussão acerca disso, pois há evidências que talvez estes componentes sejam cancerígenos, mas são liberados para as técnicas, ficando a critério de quem aderir se prefere produtos sem parabenos ou não.




Há uma infinidade de informações mais detalhadas em um grupo no Facebook que é o No / Low Poo Iniciantes, que possui álbuns de fotos organizados por temas, shampoos para Low, condicionadores para No, Máscaras de Hidratação etc.

Tá, beleza, eu restringi para caramba as opções de produtos pro meu cabelo, vamos falar das vantagens que eu notei nos meus cabelos!

Eu eu Nati preferimos aderir ao Low Poo porque nossa raiz é oleosa, então utilizando um shampoo sem sulfato ajuda bastante nesse controle de oleosidade. Mas há quem tenha raiz oleosa e opte por No também!

Este era meu cabelo antes do Low Poo, que comecei em a fazer em 2011. Meus cachos eram bem indefinidos em algumas partes, formando cachos de tipo 3B para 3C. Repare que os cachos próximos ao meu pescoço são beeem fechados!


Quando aderi a técnica, reparei em pouco tempo que meu cabelo estava infinitamente mais saudável, o shampoo sem sulfato que uso evitou ressecamento e os produtos livres de outras substâncias proibidas deixaram de ser acumuladas nos fios, ficando mais leve meu cabelo, mais soltinho e, o principal, com cachos muito mais abertos e definidos! Meu tipo de cacho passou a alternar entre 3B e 3A! Impressionante! E com o Low e novas formas de finalizar os cuidados após as lavagens, com o cabelo seco ele balança muito mais, os cachos ficaram independentes!!


Eu não tenho dúvidas que meu cabelo necessita de Low Poo! Dá muita dor no coração ter de dispensar certos cremes que amava antes da técnica, mas o resultado compensa! E muitas vezes os produtos baratinhos apresentam resultados fantásticos!!

Comentem e tirem suas dúvidas!! Vai ser um prazer tentar te convencer a fazer Low ou No Poo!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também...