19 de outubro de 2010

Como recuperar sombras quebradas / Prensar sombras

     Então, outra coisa importante: sempre que alguma sombra cair e se esfarelar, agora você não mais a jogará fora. Assim como as sombras em pó terríveis de usar que se espalham quando o vidro é aberto..A partir de agora isso será passado! Agarra aê o álcool 70, os balangandã quebrado e vem consertar aqui comigo!



1 - Essa é uma sombra velha que nem sei porque guardei...Vai ver especialmente pra esse dia, mas enfim...Olha o estado dessa jossa!

2 - Álcool 70° Gl ou 68,4% INPM (pelo menos é isso o que tá escrito no frasco...no popular: Álcool 70!)

3 - Fora o álcool, uma espatulazinha que pode ser de unhas mesmo, um frasco redondo pra prensar a sombra (caso a sua seja tipo a minha) uma moeda que entre no frasco, um tecido que possa sujar. O tecido tem de ser limpo, assim como todos os utensilios. Recomendo limpar com um algodão embebido no álcool 70.

 4 - Esse daí é o estado do que um dia foi uma esponjinha...NOJENTO! Se esfarelou na minha mão!

5 - Coloque toda sombra em pó ou quebrada no frasco em que ela ficará..

6 - E essa parte é bem melequenta..Por isso, aconselho a forrar sua área de trabalho (só não me forra o computador né!) com papel toalha.

7, 8, 9, 10 - Coloque álcool aos poucos, até atingir uma consistência macilenta, como no quadro 10.

11 - Aproveitei que a sombra era velha mesmo e fui mais além no teste, deixando ela quase líquida. O que foi até bom..na verdade não deu muita diferença, a não ser que ela ficou mais uniforme, mas não alterou em nada o produto em si. Esse tipo de melecação max, é somente para ser feito com pigmentos, ou seja, sombras em pó bem fininhas, como asa de borboleta e sem prensa prévia. As que já eram prensadas, como essa, bastava a consistência macilenta do quadro 10 mesmo.

12 - Com a sombra desse jeito mais líquida, devemos dar batidinhas do frasco contra a mesa, para que desprendam as bolhas de ar e a massaroca assente.


13 - Uma bolha que apareceu depois das batidinhas.

14 - Depois de deixar a sombra secar, preparar o tecido e a moeda que encaixe no frasco. Na versão macilenta, não precisa esperar a sombra secar.

15 - Enrole a moeda no tecido de acordo com a foto

16 - Prense firmemente a sombra, você provavelmente sentirá o tecido encharcar, mas não se preocupe. Caso tenha optado pela versão macilenta da coisa, o tecido ficará praticamente limpo após esse procedimento.

17 - Como eu não esperei tempo suficiente (com sorte esperei 1 minuto), o tecido ficou imundo e encharcado, então repeti o procedimento com outra parte do tecido até que ficasse decentemente limpo e seco.

18 - Preste atenção ao prensar, porque se só pressionar a sombra no meio, um pouco dela irá subir para as paredes do frasco, então o ideal é depois de prensar, dar uma acertada nas laterais prensando com a moeda rente às laterais, tendo certeza de que a moeda persorreu toda área a ser prensada. (não sei se me fiz entender, mas dei o meu melhor para explicar!)

19 e 20 - A sombra prensada, já finalizada. Provavelmente se você fechar após prensar, a sombra irá suar. O ideal é deixá-la um pouco aberta antes de guardar.

21 - Outra sombra quebrada no pote que foi prensada. Essa eu fiz diferente, mas acabou que o resultado foi igual. Usei um Mix medium caseiro adicionado de álcool em partes iguais. Não digo que potencializou a sombra, mas creio que deu diferença. Algo cor de carbono manchou o tecido quando a prensei e parece que ficou meio dura .Essa também foi encharcada.

22 e 23 - Por incrível que pareça, fiz tudo ao contrário quando testei. As asas de borboleta deixei macilentas e as antes prensadas deixei encharcadas. Nada que tenha dado resultado diferente. O fato é que fiquei com medo de algo dar errado com elas, porque essas não são velhas e gosto muito. Por isso só usei o álcool...com certeza nada aconteceria de ruim com elas :)

24 - Essas são as sombras prensadas e a amostra de como ficaram na pele. Nada mal né?!

Espero que tenha sido proveitoso! Próximo tutorial de looks faço com elas!

Lembre-se que qualquer sugestão ou dúvida, é só deixar nos comentários que responderei!
Até a próxima!

5 comentários:

  1. Você realmente fez tudo isso?.. Má o dinheiro que eu iria gastar fazendo isso, eu vou pego uma van e compro uma sombra zerinho bala... hm, agora que eu me lembrei que eu nem uso sombra, AINDA...rs

    ResponderExcluir
  2. MUITO útil esse post!
    Assim q eu tiver coragem faço isso c as minhas haha.
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  3. Duka, na verdade nao se gasta quase nada, só se recupera uma sombra quebrada ou prensa algum pigmento para q fique mais prático na hora de usar. E os utensílios são beem baratos ^^

    Nati, nao precisa ter medo porque nada de ruim vai acontecer com a sombra..confia! hehe

    ResponderExcluir
  4. Muito boa dica. Estes desastres sempre ocorre comigo... agora posso desfazer a bagunça e ainda brincar de massinha!!! Hauahauhauahau
    Brincadeiras a parte... Kell, eu queria saber se dá pra fazer isso com pó tb?
    E queria q vc fizesse um make com sobras escuras (tipo preto ou azul escuro)!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. sim, dá pra fazer com pó tbm, tipo as soltas da comtem 1 grama, asa de borboleta, etc. Só colocar alcool 70 ^^
    E não só com sombras, mas com blushes tbm!

    ResponderExcluir

Veja também...