17 de julho de 2015

Maquiagem para iniciantes - Escolhendo Pincéis

Olá de novo!

Como prometido, aqui estou eu com mais uma postagem da série "Maquiagem para iniciantes", hoje falando sobre pincéis. Na postagem anterior o assunto foi como escolher sombras e as cores básicas para ter no seu arsenal, mas não dá para ter aquele look perfeito sem as ferramentas necessárias a uma boa aplicação dos produtos, então vamos aos pincéis!

Aplicadores básicos:

- Base
Podemos usar uma esponja cosmética, pincel "língua de gato" ou pincel Duo Fiber
Esponja triangular de látex

As esponjas em formato triangular são facilmente encontradas em lojas de cosméticos ou farmácias e podem sofrer uma variação de preço de R$ 10,00 a R$ 17,00. São feitas de látex e próprias para qualquer tipo de aplicação em creme como base ou corretivo. O benefício da esponja é esfumar a maquiagem na pele de modo a não deixar marcas, como ocorre com o pincel língua de gato. E o modo correto de usá-la é aplicando o produto em leves batidinhas, NUNCA arrastando a esponja na pele. O ruim é que fica muito produto acumulado dentro da esponja, ela absorve muito produto. Então acabamos gastando mais do que se usássemos o pincel ou o nosso próximo item, o Beauty Blender:

Beauty Blender
Eu AMO essa esponja mágica! Ela é feita de um material diferente, livre de látex (que pode causar alergia em pessoas sensíveis). Deve ser usada molhada, o que a faz dobrar de tamanho e é simplesmente maravilhosa na hora de espalhar a base ou corretivo na pele, ela não deixa marca alguma e dá efeito airbrush. Como não amar? Os prós são inúmeros, mas os contras são apenas dois: é cara (e difícil de achar) e tende a formar marquinhas de mofo por conta da secagem, quer dizer que a parte dela que fica em contato com a superfície onde ela vai secar, tende a criar pontos de mofo basicamente inevitáveis. Caso possa fazer esse investimento, é o acessório que mais recomendo para aplicação de qualquer cosmético em creme. E caso adquira, lembre-se de higienizá-la periodicamente. Existem umas genéricas encontradas na farmácia, mas nunca testei.

Pincel Língua de Gato
O pincel língua de gato é o mais comum para aplicação de base e até corretivo também. Não vejo grandes prós em sua utilização e os contras já comentei, que é deixar marca na aplicação. Antes de usar a Beauty Blender, eu usava esse para corretivo e aplicava a base com o pincel Duo Fiber:

Duo Fiber (foto: Pesquisa em imagens da internet)
O pincel Duo Fiber tem uma mistura de cerdas sintéticas (brancas) e naturais (pretas). Na hora de comprar, observe se ele é "gordinho" e firme quando pressionado a 90º contra sua mão. A forma de usar também é diferente. Ao contrário do Língua de gato que é usado em pinceladas, o Duo Fiber aplica a base como uma trincha, dando batidinhas com ele pixelando a base na pele e depois de ter espalhado a base assim, "polimos" em movimentos circulares para garantir que não fique uma aplicação marcada e bem esfumada. Usei durante anos esse pincel, e hoje em dia gosto de usá-lo na aplicação de blush, fica ótimo!


- Sombra

O mais básico dos básicos para aplicar sombra é esse aí, chamado de pincel de sombra mesmo. Eu gosto mais de usar os de cerdas naturais, porque pegam mais produto e tem uma aplicação suave. Os de cerdas sintéticas servem mais para produtos cremosos e são mais firmes, por isso não servem para mim na hora de esfumar a sombra. Eu uso o da Mary Kay e Marco Boni



Esse é o pincel de sombra Marco Boni, tem ele de dois tamanhos, o menor para aplicar a sombra e o maior, muito fofo e macio que é maravilhoso para esfumar! Muito bom mesmo! Eu aplico a sombra com o da Mary Kay e esfumo com esse Marco Boni fofão.


Os mais essenciais foram os dois primeiros, mas se a situação não estiver muito favorável, vale o investimento em um básico de sombra. Mas se você quer um um pouco mais além, super recomendo o pincel de côncavo da MK, ele serve para esfumar e aplicar a sombra média e a escura, mas para aquele côncavo bem marcadinho com precisão, bem pretinho só no canto, eu uso um Marco Boni, que na época que comprei estava escrito que era de lábios mas é perfeito pra aplicação precisa.


Na foto ele parece do mesmo tamanho que o de côncavo, mas não é. Ele é fino e macio.

Indo mais além no universo de pincéis de sombras, tem o chanfrado, cortadinho na diagonal. Gosto de usar para marcar a parte inferior dos olhos rente aos cílios, quanto mais fino melhor.


Gosto muito desse da Contém 1g, bem fino e preciso. Ele serve também para delinear os olhos tanto com sombra quanto com delineador em gel.

Para aplicar glitter ou sombra com muito glitter, além de usar um bom primer é bom aplicar com os dedos ou esponjinhas de látex como essas da Macrilan
Isso faz com que o glitter seja aplicado em vez de "varrido" pelo pincel e vá parar em todo o seu rosto, menos onde você quer.


-Blush/pó

Nenhum grande mistério com esses pincéis. Basta que sejam macios e volumosos, principalmente o de pó. 

Pode ser um normal, de cabo e pode ser um pequenino chamado Kabuki:


Existem várias marcas. Mas na hora de escolher, prefira os bem grossos e macios. Fuja daqueles magrelinhos que cai pelo e de cerdas que pinicam!

Os de blush são só um pouco menores e podem ser angulares

Eu particularmente prefiro esses para fazer contorno em vez de blush.

Enfim, espero que tenha ajudado no dilema de escolher pincéis!
Até o próximo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também...