30 de março de 2017

Livro | His Eyes


Estava procurando em uns sites por mais livros, quando li a sinopse desse. Infelizmente (ou felizmente, isso depende de vocês), esse não é um livro que tenha sido publicado no Brasil. Eu achei ele traduzido, mas não é a melhor tradução do mundo.

A história é basicamente isso mesmo: uma menina que aceita o trabalho de babá para ganhar a grana para ir para a faculdade. Acontece que o rapaz é da mesma idade que ela e acabou de ficar cego.

Tristan é rico, mimado e não quer se adaptar ao que aconteceu com ele. Passa dois meses trancado em casa e não deixa ninguém ajudar. Amy é inteligente, bem resolvida, se esforça por seus objetivos e tem uma família um pouco descompassada.

Eu esperava que o livro trouxesse um tom mais de descobrimento da deficiência visual, que a adaptação de Tristan fosse ser retratada com mais realidade. Até porque o cara ficou cego por conta de um acidente, ele não nasce assim, então é um processo de adaptação psicológico e físico mais delicado. Mas o livro decepciona nesse aspecto. Fora uma passagem ou outra, o desenrolar da história é toda leve e despretensioso. Tudo acaba girando em torno de um romance adolescente tradicional: eles se conhecem, não se gostam, brigam, começam a se gostar, surge uma rival que inferniza tudo, acontece algo que abre os olhos dele, eles ficam juntos, fim.

A cegueira do personagem poderia muito bem ter sido ignorada na história. Se Amy fosse babá de um dos irmãos mais novos de Tristan, a história teria se desenvolvido exatamente da mesma forma.

Você também leu esse livro? Discorda de mim? Deixe sua opinião nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também...